Capital sedia a partir do dia 24 o maior Festival de Teatro do país

A capital paranaense promove a partir deste dia 24 e até o dia 6 de abril seu maior evento teatral: o Festival de Curitiba considerado um catalisador de talentos, de tendências culturais e artísticas, de reflexão, de formação, entretenimento e, principalmente, de encontros. O Festival de Curitiba, maior mostra de teatro do país, chega à 33ª edição a partir de segunda-feira (24/3). A Prefeitura de Curitiba apoia o evento e cedeu os teatros do Paiol e Novelas Curitibanas, o Memorial de Curitiba e o palco das Ruínas de São Francisco para a realização de 20 espetáculos.
Em 2024, o evento recebeu mais de 200 mil pessoas, além de 2 mil artistas que movimentaram a economia criativa e o turismo da capital paranaense.
Para esta edição, estão confirmados nomes consagrados como Débora Falabella, Cláudia Abreu, Renata Sorrah, Paulo Betti, Reynaldo Gianecchini, Julia Lemmertz, Gregorio Duvivier, Deborah Evelyn, Heloísa Périssé, Marcelo Serrado, Rodrigo Pandolfo, Tainá Müller, Nena Inoue, Rosana Stavis, César Mello, Flávio Bauraqui, Grace Passô, Jessica Teixeira, entre outros.

Com sua já conhecida e estruturada multiplicidade na programação, hoje, o Festival de Teatro de Curitiba é tido como a principal oportunidade dos paranaenses e brasileiros desfrutarem de produções artísticas variadas e premiadas, com preços acessíveis. Com isso, o Festival é complementado com outras vertentes artístico-culturais que ocorrem simultaneamente ao evento, agrupando a Mostra Lúcia Camargo, o Fringe, o Risorama, o MishMash, o Programa Guritiba, o Gastronomix e o Interlocuções.
A Mostra Lucia Camargo, que faz parte do Festival de Curitiba, é uma das mais relevantes no cenário das artes cênicas, tanto para o Brasil como para todo o mundo. Com um papel importantíssimo para dar forma ao evento, a curadoria é formada por três nomes incríveis: Giovana Soar, Daniele Sampaio e Patrick Pessoa. A Mostra conta com mais de 20 opções de espetáculos reunindo atrações premiadas e aclamadas pela crítica.
A Companhia de Teatro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se apresentará na Mostra Fringe, do Festival de Curitiba 2025, levando ao palco o espetáculo “Arrebentação”. As apresentações acontecem nos dias 1º e 2 de abril, às 20h, no Teatro SESC da Esquina, com entrada gratuita.
Foi idealizado por Leandro Knoplholz[2] e Carlos Eduardo Bittencourt, na época com 18 e 22 anos, e organizado com a ajuda de Cássio Chamecki e Victor Aronis. A primeira edição, em 1992, contou com a participação de grandes nomes do teatro brasileiro, como Fernanda Montenegro, José Celso Martinez Corrêa, Antunes Filho, Gerald Thomas, Cacá Rosset e Gabriel Vilela.[3] Um dos prêmios entregue neste festival é o Troféu Gralha Azul como reconhecimento do talento e o estímulo ao trabalho na área para os melhores do teatro curitibano
A venda de ingressos já teve início pelo site oficial do evento: www.fesivaldecuritiba.com.br e ingressos em Curitiba podem ser adquiridos pela bilheteria física no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Piso L2, Centro Cívico).
Comments